Thomas Hobbes - Ideia de aula 2



Thomas Hobbes e "O Senhor das Moscas"

Professor(a), aqui segue uma ideia de aula para fixação do conteúdo referente ao autor Thomas Hobbes, num exercício que pode ser feito de forma interdisciplinar entre Sociologia, Filosofia e Literatura. 

* Atividade prevista para alunos do Ensino Médio (acima de 14 anos).

"O Senhor das Moscas" é um livro escrito por William Golding e publicado em 1954, autor que foi laureado com o premio nobel de literatura. A obra foi traduzida para a televisão em 1990, em filme com classificação indicativa para maiores de 14 anos. Portanto, o professor pode escolher utilizar a obra literária para alunos mais velhos juntamente com o filme, ou apenas a película.

Se for utilizado o livro, sugere-se a junção das atividades com a disciplina de português/literatura. 

Sobre a obra: "Um avião lotado de crianças e adolescentes cai numa ilha deserta. Os jovens sobrevivem e, aos poucos, vão se reunindo num grande grupo. Em assembléia, os meninos designam um líder. Longe dos códigos que regulam a sociedade dos adultos, esses jovens terão de inventar uma nova civilização, alicerçada exclusivamente nos recursos naturais da ilha e em suas próprias fantasias."

Atividade 1: Consiste no trabalho com os alunos, de forma expositiva, sobre o pensamento de Hobbes, com as ideias principais envolvendo a natureza humana, ordem e caos, selvageria, contrato social, etc. 

Atividade 2 (se articulada com Literatura), a ser feita como dever de casa: os alunos deverão ler a obra (aproximadamente 220 páginas - em PDF pode ser encontrado no linfile:///C:/Users/4546/Downloads/Senhor%20das%20Moscas%20-%20William%20Golding.PDF). Se não houver tempo para tanto, ou obras disponíveis, pode-se ler um resumo e trechos principais disponíveis no link https://vestibular.uol.com.br/ultnot/livrosresumos/ult2755u93.jhtm.

Atividade 3: Aula com o filme. A película possui 1h30 e pode ser passada em sala para os alunos. (https://www.youtube.com/watch?v=mnYc1Yi0cmE)

Atividade 4: Após breve discussão sobre o filme, o(a) professor(a) de literatura pode trabalhar a questão da alegoria nas obras literárias.

Sobre alegorias: "A Alegoria (do grego "allegoría" que significa “dizer o outro”) é um conceito filosófico e uma figura de retórica, utilizada em diversas artes (pintura, escultura, arquitetura, música, etc.) que significa literalmente, o ato de falar sobre outra coisa.
Na literatura, a alegoria representa uma figura de linguagem, mais precisamente uma figura de palavra de caráter moral, a qual deixa de lado seu sentido meramente denotativo, para pôr em prática o sentido figurado das palavras, ou seja, a duplicidade de sentidos, ou mesmo sua plurissignificação (multiplicidade de significados).
Para muitos estudiosos, a alegoria representa uma metáfora ampliada e, em alguns casos, é semelhante à personificação ou prosopopeia. Segundo os retóricos da antiguidade, a alegoria é diferente da metáfora na medida que ela é utilizada de forma mais aberta e ampla (numa fábula, parábola, romance, poema), enquanto a metáfora considera os elementos que compõem o texto de maneira independente.
Nesse sentido, a alegoria pode abrigar diversos significados que transcendem seu sentido literal (denotativo, real), de modo que ela utiliza símbolos para representar uma coisa ou uma ideia através da aparência de outra. Em outras palavras, a alegoria representa a linguagem figurativa, para descrever algo (pessoa, objeto, etc.) com a imagem de outro.
Esse termo já era discutido desde a antiguidade e até os dias de hoje, é possível encontrar alegorias na arte. Sendo muito utilizada nas narrativas mitológicas, com o intuito de explicar a vida humana e as forças da natureza, para os gregos, ela significava um modo interessante de interpretação da vida.
Por meio das alegorias era portanto possível, transcender os limites ao desvendar mistérios bem como auxiliar na construção de novas ideais e paradigmas que permaneciam subtendidas. Muitos textos religiosos, a fim de revelarem a verdade oculta, utilizam interpretações alegóricas (alegoria teológica), por exemplo, a Bíblia".
Exemplo:

Atividade 5: Entendido isto, o professor pode dividir a turma em grupos e dar a eles uma lista com os nomes das principais personagens (Ralph, Jack, a Concha, Porquinho, Sam e Eric, Simon) e das seguintes palavras: (Democracia, ordem, autoritarismo, razão/ciência, povo, coragem). Entendendo a ideia da alegoria, os estudantes devem tentar ligar as palavras com as personagens, tentando justificar o porquê.

Então, o(a) professor(a) apresenta os personagens com as alegorias identificadas, ajudando os alunos a complementar ou corrigir suas ideias. Seguem algumas sugestões:

Ralph: é o líder eleito pelo resto das crianças. Representa a democracia e suas intenções são boas. Ele quer que as crianças permaneçam unidas, e então decide manter uma fogueira acesa com a esperança de serem vistos e resgatados. Apesar de suas boas intenções, sempre consulta a opinião de outro personagem, Porquinho, e acaba perdendo o controle e a liderança.
Jack: ele é a contraposição de Ralph, sendo outro líder nato, porém mais autoritário. Ele é o maior do grupo e fica incomodado ao não ser escolhido líder, após a vitória de Ralph. Sua atitude é arrogante e pessimista, ele perde a esperança em ser resgatado e pouco a pouco vai caindo na irracionalidade. Ele fica cada vez mais violento, gerando medo nas outras crianças, e com esse modo faz com que elas se unam a ele.
Porquinho: este personagem é alvo de bullying pela sua aparência e por ser asmático. É, no entanto, um das personagens mais inteligentes e representa a racionalidade na história. Por suas outras características e suas condições físicas debilitadas, porém, ninguém o escolheu como líder. Apesar disso, Ralph confia plenamente nele e sempre pede sua ajuda e sua opinião.
Simon: assim como Porquinho, ele não tem boa saúde. É uma criança reservada, vista como estranha, mas mostra uma grande sensibilidade, especialmente com os animais. Esse personagem é muito revelador, descobre o senhor das moscas e acaba sendo a figura do “portador da verdade”.
Roger: é um das personagens que apresenta maior mudança na história, ficando do lado de Ralph desde o começo e convertendo-se no braço direito de Jack até o final. Roger parece uma criança tranquila e tímida, mas logo descobre uma outra faceta de si mesmo: ao ver que não existem leis e que seus atos não serão condenados, ele adota a violência.

Ao final, os alunos apresentam suas conclusões e o(a) professor(a) as comenta e conclui com pontos mais claros de conexão entre "O leviatã" e "O Senhor das Moscas".
Senhor das Moscas pretende dar uma contrapartida para a teoria de Rousseau, que dizia que o homem em seu estado natural era bondoso e não conhecia a maldade, sendo a sociedade a responsável por corrompê-lo e convertê-lo ao mal. No livro, ocorre justamente o contrário. As crianças são livres, encontram-se em um estado totalmente natural e, mesmo assim, ao não existir uma sociedade, ao não existirem normas, deixam-se levar por sua natureza do mal e agem de forma totalmente irracional.
Aí reside a conexão com as ideias de Hobbes, que defende que a sociedade acaba exercendo poder regulador sobre a maldade do homem. Ela nos impele a sermos racionais. Nesse ponto é que estaria situada a obra de Golding, que apesar de ter tentado eleger um líder e estabelecer uma sociedade, mostra um grupo de crianças que não pode evitar sentir que enquanto estão livres na ilha, não precisam obedecer a nenhuma regra.
Vemos que, a princípio, as crianças tratam de imitar o comportamento do mundo que já conheciam antes, o mundo dos adultos. Encontram uma concha na praia, e a convertem até num símbolo da democracia que é usado para ceder a palavra aos outros. Eles se organizam para manter a fogueira acesa, para conseguir alimentos e trabalham juntos, mas logo toda essa utopia democrática vai por água abaixo.
Algumas crianças acham que a ilha é um lugar dos sonhos, sem pais, sem professores… Por que então obedecer ordens? Por que se comportar de acordo com as regras? Os líderes têm um papel crucial, e as crianças vão escolhendo a quem querem se unir até que eclode uma guerra entre os dois grupos.
Os rumores de que uma besta habita a ilha fazem com que todas as crianças tenham medo e apoiem aquele que parece mais forte; outros acabam vendo a liberdade e o poder alimentando seus instintos mais selvagens. Assim, a ilha que no começo era paradisíaca, acaba se tornando um verdadeiro inferno repleto de destruição.
A obra não fala apenas da natureza humana, ou da perda da inocência da infância, fala também da organização de uma sociedade. A seu modo, as crianças criam uma nova ordem hierárquica do zero, na qual podemos ver diversos papéis que facilmente nos recordam pessoas do mundo real.
As crianças vão se dividindo, assim como ocorre no nosso mundo, por causa de ideias políticas, e até se enfrentam em uma guerra em que a racionalidade é deixada totalmente de lado. Não premiam a inteligência, não buscam um líder que segue a razão. Querem um líder forte que os proteja de seus medos custe o que custar.
Algumas crianças acham que a ilha é um lugar dos sonhos, sem pais, sem professores… Por que então obedecer ordens? Por que se comportar de acordo com as regras? Os líderes têm um papel crucial, e as crianças vão escolhendo a quem querem se unir até que eclode uma guerra entre os dois grupos.
Os rumores de que uma besta habita a ilha fazem com que todas as crianças tenham medo e apoiem aquele que parece mais forte; outros acabam vendo a liberdade e o poder alimentando seus instintos mais selvagens. Assim, a ilha que no começo era paradisíaca, acaba se tornando um verdadeiro inferno.

Referências:
https://www.todamateria.com.br/alegoria/
https://www.storyboardthat.com/pt/literary-terms/alegoria
https://amenteemaravilhosa.com.br/senhor-das-moscas/

Postado por Ana Cristina.

Comentários

  1. Em relação à clareza, acho que faltou dizer no caso da leitura do livro ou de trechos dele o que seria feito. Entendo que a atividade principal sobre Hobbes seia mesmo a "4" associando o filme a ideia de alegoria, que em não sendo um conceito deste autor, mereceria um "box" explicativo aqui no blog. Em relação ao conteúdo, já ouvi falar do filme, mas acho que a questão "4" não dá as pistas necessárias para o professor da escola explorar o conteúdo de Hobbes associado à película. Então, solicito que indiquem estas pistas.

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    1. Obrigada pelas dicas, Professor. Acrescentei a definição de alegoria e exemplos, assim como um texto com as reflexões entre a obra e Hobbes, com as devidas referências.

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