Plano de aula | Thomas Hobbes
THOMAS HOBBES
Inglaterra: 1588-1679
Biografia breve: Hobbes nasceu em Westport, Inglaterra, no dia 5 de abril de 1588. Filho de um vigário, ficou sob a tutela de seu tio após seu pai mudar-se para Londres. Iniciou os estudos em Malmesbury e mais tarde em Westport, onde já demostrava seus dotes intelectuais em estudos clássicos.
Estudou matemática e filosofia.
Thomas Hobbes faleceu no dia 4 de dezembro de 1679, com 91 anos, em Wiltshire, Inglaterra.
Principal obra: O Leviatã (1651)
Nesta obra, Hobbes compara o Estado a um monstro marinho todo-poderoso, o Leviatã, especialmente criado para acabar com a anarquia da sociedade primitiva. Ele será possuidor de tanta força e poder que se tornará capaz de dirigir a todos.
Visão Política e Ideias:
Thomas Hobbes é conhecido como um dos contratualistas, assim como Jean-Jacques Rousseau e John Locke, que desenvolveu a organização da sociedade em forma de Estado, a partir da ideia de um contrato social.
O contrato social é a teoria que defende a necessidade de uma espécie de acordo entre governante e governados, que reconhece a autoridade de um soberano que seria responsável por controlar as guerras e conflitos humanos.
No estado de natureza, o homem possui liberdade e características naturais que nascem com ele. Para Hobbes, o natural significava egoísmo, o homem em busca de prestígio em relação ao outro, que os levariam a viver constantemente em guerras.
Já com o contrato, Thomas Hobbes propõe um governo superior que controlaria os conflitos humanos. Para ele, na construção de uma sociedade pacífica, é necessário que o indivíduo se submeta a um poder absoluto e centralizado, em troca da ordem social.
"A razão é o passo, o aumento da ciência o caminho, e o benefício da humanidade é o fim."
“homem era o lobo do próprio homem”
"O medo dos poderes invisíveis, inventados ou imaginados a partir de relatos, chama-se religião."
"Os costumes resultam do hábito convertido em caráter."
Atividade:
Feita esta breve explanação acerca do autor e seu pensamento, sugere-se ao professor que apresente aos alunos uma forma de fixação de conteúdo e de estudo conhecida como mapa mental.
Nós do FEP fizemos dois exemplos de mapas mentais do autor Thomas Hobbes para que fique mais fácil de entender a proposta.
Postado por Ana Cristina, Átina e Brinatti.
Considerando que o mapa mental já foi abordado com outro autor, eu acho que o grupo poderia ser mais criativo com Hobbes, selecionando uma questão/conceito chave para melhor desenvolver uma atividade. Acho que poderiam ligar com a atualidade nacional ou internacional para fazer alguma analogia. Lembrem de mostrar as pistas para o professor da escola.
ResponderExcluirOlá, professor! Agradecemos seus apontamentos. De fato esquecemos de tirar o mapa mental da outra atividade. Mas já arrumamos. Até logo.
ExcluirOk, vi que o grupo trouxe outra questão de Hobbes associando a um filme. Ainda sobre esta atividade, vcs poderiam recomendar se deve ser feita em grupo, de que tamanho, e se depois de fazer seria apresentado - o que eu considero fundamental, por exemplo, de um grupo para outro, pois o mapa faz sentido quando explicado. Legal terem trazido seus exemplos. Seria interessante recomendarem aos alunos algum link free para fazerem o mapa mental em vídeo animado.
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