Plano de aula: Maquiavel | Módulo Maquiavel - Ideia 1

Disciplina: Sociologia

Turmas: 1º ao 3º ano do ensino médio

Período de aulas: 3 horas.

Atividade em grupos de 3 ou 4.

Tema: Contexto histórico e biografia de Maquiavel

Objetivos: Compreender o surgimento da política moderna na perspectiva maquiavélica e mostrar como esse fator histórico reflete hoje e deixar nítido o quão relevante esse fator é relevante para a nossa realidade, já que os nossos governantes têm esse pensamento como base.

Competências e Habilidades: Compreender a realidade atual, fazer com que o aluno possa ler, interpretar e compreender aquilo que esta sendo mostrado a ele, assim, surgindo diversas discussões sobre o tema proposto e também mostrar que a teoria politica de Maquiavel é vista como um modelo fiel da nossa realidade social e politica.

No primeiro momento se faz necessário perguntar aos alunos quem são as atividades politicas existentes na nossa conjuntura social e a prática do homem sujeito a essas atividades e assim questionar os estudantes sobre essas politicas e também quais são as formas de politicas que eles conhecem. Assim, interligando fatos recorrentes com fatos históricos.

Nicolau Maquiavel nasceu na cidade de Florença, no ano de 1469 e veio a falecer no ano de 1527. Foi reconhecido como fundador do pensamento e da ciência politica moderna e o único filosofo data como renascentista da filosofia. Para começarmos entender a teoria de Maquiavel é essencial compreender a sua principal obra: O Príncipe. Nessa obra ele mostra que o bom governante deve ter duas faces, uma face como figura publica e outra face como figura privada, o bom governante para Maquiavel é o guia da nação, ele sendo guia não pode ter erros. Para um bom governante obter êxitos, ele deve conhecer de forma clara e sucinta a questão da “maquina”, a maquina quer dizer que é necessário conhecer seu povo e a nação e principalmente as suas necessidades para saber a hora de ser pacifico ou agressivo, o bom governante que compreende e reconhece a sua nação, saberá o momento correto de agir. Em uma de suas passagens, Maquiavel expressa de maneira breve que um príncipe não precisa ser amado, ele deve ser temido e respeitado, mas não pode ser odiado, sendo assim, a figura do governante deve ser extremamente respeitado durante a nação, se não houver esse respeito não haverá uma cooperação entre estado-nação, assim fazendo com que o meio social não caminhe junto.

Historicamente Maquiavel é visto como o cidadão sem fortuna, sendo o intelectual de virtù (Os clássicos da politica, Maria Tereza). Mas o que seria esses dois aspectos tão presentes no pensamento de Maquiavel? A virtù faz alusão à capacidade do governante em gerir, governar e administrar os acontecimentos dentro da sua nação e a fortuna  fala da circunstância, então o governante sábio vai usar disso ao seu favor, remetendo a todo acontecimento momentâneo, com um golpe de sorte ele acaba obtendo êxito nesse problema.

Maquiavel é defensor do uso racional do poder, o governante não pode ser odiado e tem que ser respeitado. O sucesso de um estado-nação é o fim supremo, nunca um governante supremo pode usar do poder para fins próprios, o que não impede ele de ter privilégios, mas em primeiro plano deve ser colocado o estado e a nação, pois essa é a ideia principal do príncipe, quem quer que governe o estado-nação deve lutar ara sua gloria própria e o sucesso do estado a fim de realizar isso ele não pode ser limitado pela moralidade.

Metodologia:
Ø  Uso das diversas ferramentas de pesquisa que podem ser encontradas dentro do âmbito escolas, sendo elas computadores e livros da biblioteca.
Ø  O professor deve entregar aos alunos folhas de papel colorido nas quais eles devem escrever palavras-chave sobre Maquiavel e seu pensamento. Então, estas folhas serão trocadas entre os grupos que deverão escrever um pequeno resumo sobre o autor usando as palavras-chave recebidas.
Ø Entregar revistas aos alunos para que selecionem pelo menos 4 imagens que acham que simboliza as ideias de Maquiavel ou o período histórico em que este viveu. 
Ø Ao final, propor aos alunos  fazerem cartazes com uma frase que simbolize o autor, colando as figuras  ou desenhos encontrados e apresentá-lo brevemente à turma.


Avaliação: Será avaliado todo o conteúdo exposto dentro de sala, os cartazes elaborados, as ideias expostas nos encontros e principalmente a participação dos alunos.


Materiais utilizados: Lousa, computadores, revistas, papéis coloridos, cartazes, cola, pincéis e giz.

Publicado por:  Brinatti e Ana Cristina

Comentários

  1. Eu entendo que a atividade estará completa se o grupo esboçar no blog algumas pistas para o mapa mental, "desenhando" sua estrutura principal. Lembrem que o professor da escola domina o conteúdo, mas não a metodologia de como orientar os estudantes para fazer o mapa mental. É isto que tem que ilustrado. Além disto: Será feito em grupos? Será que não poderia ser construído de forma textual e imagética? O professor poderia dispor umas palavras-chave e imagens. Isto pode aparecer como sugestão.

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    1. Olá, professor. A gente mudou de ideia e fez o mapa mental para Hobbes. Só acabamos esquecendo de tirar daqui. Mas já editamos. Obrigada.

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