Os três poderes | Montesquieu - Ideia de aula 2
PLANO DE APOIO PARA PROFESSORES DO 1º AO 3º ANO ENSINO MÉDIO DA DISCIPLINA DE SOCIOLIGIA
Disciplina: Sociologia e Filosofia
Turmas: 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio
Turmas: 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio
Aulas: 04 (45 min cada)
Objetivos: Compreender a ideia de participação política, como se dá a divisão dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no Brasil, e necessidade de haver três poderes num estado como uma ferramenta de importância da organização política na vida do indivíduo.
Habilidades de Competências:
Entender a política como instrumento de intervenção social;
Exercer o direito a cidadania de forma consciente e com responsabilidade;
Entender a organização dos poderes público.
Metodologia: No 1º momento o professor(a) deve iniciar aula com uma conversa informal para quebrar o gelo e em sequencia introduza o tema, onde será explicado o surgimento do termo da política fazendo uma breve contextualização. Faça em sequencia uma breve apresentação do cenário político brasileiro e dos regimes políticos adotados ate a atualidade, usando como base matéria teórico e expositivo, e uma breve atividade; no 2º momento dividir a turma em grupos de 5 alunos, o professor irá trabalhar os Três Poderes de forma expositiva-dialogada com a participação dos proporcionando discussões e uma aula mais dinâmica; e no 3º momento o professor(a) irá fazer um breve passeio pelas aulas anteriores, após fazer um breve resumo da aulas anteriores oriente no desenvolvimento da ultima atividade que será de pesquisa e expositiva ao termino.
Recursos: Notebook; Data Show; Laboratório de Informática.
1º momento - Roda de conversa: Introdução ao tema.
De uma forma breve e sucinta, discurse como se dá a organização dos três poderes de Montesquieu e qual o seus respectivos objetivos. Com o objeto de preservar a liberdade individual o autor traz a separação dos poderes que dar-se como o principio constitucional de vários países, incluído o Brasil. Se espera uma organização social adequada pelas ações do Executivo, Legislativo e Judiciário como uma forma de descentralizar poder, buscado preservar o equilíbrio fazendo um poder controle o outro, fazendo um contrapeso.
"Utilize a imagem abaixo para que alunos possam responder a questão de nº 01."
![]() |
/Fonte: https://www.politize.com.br/separacao-dos-tres-poderes-executivo-legislativo-e-judiciario/ |
Atividade 01 - Explique de uma forma sucinta o papel que cada um dos poderes desempenham.
Atividade 02 - Represente na tabela abaixo a organização dos cargos que existem no executivo, legislativo e judiciário.
Atividade 02 - Represente na tabela abaixo a organização dos cargos que existem no executivo, legislativo e judiciário.
Municipal
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Estadual
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Federal
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Poder Executivo
| |||
Poder Legislativo
| |||
Poder Judiciário
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2º momento - A Organizaão dos Poderes
O Poder executivo tendo seus principais cargos, Presidente da República, Governador de Estado e Prefeito de Municípios.Presidentes, governadores e prefeitos, junto com seus vices são eleitos de 4 em 4 anos em nosso país pelo voto direto, após eleitos cabem a eles decidirem e escolher seus representantes em ministérios e secretarias para ajudar na administração pública.
Na esfera do Poder Legislativo, constituído por senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores, cabem a eles criar leis e também fiscalizar o executivo quando necessário.
Nessa base se o poder legislativo fiscaliza o
executivo e cria as leis, e o poder executivo administra o país, os
estados e os municípios, o Poder Judiciário é responsável
por interpretar as leis criadas e julgar de acordo com a nossa
constituição federal assegurando direitos a todos do cidadãos, sendo composto
por juízes, promotores, desembargadores, ministros dos tribunais.
O presidente representante maior do executivo nomeia
também um procurador da republica para fiscalizar todos os poderes, para que
essa indicação não seja de interesses pessoais o presidente tem que escolher um
dos nomes indicados na lista tríplice elaborada pelo tribunal.
Entenda como funciona a lista Tríplice: é a relação de três nomes elaborada por um tribunal (abordar neste momento a relação da lista tríplice nas Universidade e Institutos Federais na garantia da democracia, autonomia universitária e a vontade da comunidade acadêmica) e enviada ao chefe do Poder Executivo para que seja feita a escolha de um dos nomes. Em tradição, nos últimos governos o executivo tem respeitado a escolha da lista fazendo a indicação do primeiro colocado da lista na consulta feita garantindo a democracia.
"Professor leve o alunos a compreender a importância da política, e que se tem o equilíbrio entre os três poderes, eles funcionaram bem e a democracia será de fato exercida."
3º Momento - Atividade final
Atividade 03 - Professor nessa atividade deverá dividir a turma em grupos
de 5 alunos, orientando-os a uma simulação eleitoral dentro dos grupos de
discussão, dando liberdade de criação quanto as escolhas de legendas e planos
de governo. Dentro do grupo, eleger em voto secreto o “Prefeito, Governador ou
o Presidente”. Ao final da tarefa o “Prefeito, Governador ou o Presidente” de
cada grupo defenderá suas propostas para toda a turma. Finalizando com a
Eleição Geral e Secreta.
Com essa dinâmica os alunos poderão desenvolver
interesses pelos assuntos relacionados à política. O cidadão político (o
Prefeito, o Governador ou o Presidente) é um membro do grupo, com isso desmistificar
a distancia do governante para os governados. Instigar a participação política.
"O professor com a partição de um ou dois alunos serão a
comissão eleitoral".
Material: Folha A4 para formalizarem as metas do governo; cédulas
de votação para os grupos apontarem seus representantes e outra para o grupo em
geral; e uma caixa de papelão para ser usada como urna.
Referencias:
Publicado por: Felipe Martins
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To com dificuldade por conta da clareza dos momentos, pois é feito um resumo inicial e depois a explicação detalhada. Procurem ser mais objetivos. Acho que poderiam tentar criar com box explicativo do conteúdo, para que se perceba a diferença com relação ao que é solicitado. O que confundiu também foi o 2o momento ser nomeado como separação das leis. - não seria de funções entre os poderes? Melhorem, portanto, a clareza da questão.
ResponderExcluirOk, percebi as alterações. Acho que o essencial da atividade solicitada para fins do blog, ainda que a sequencia didática esteja desenhada anteriormente, é a atividade 3. Antes de comentá-la, só queria dizer que a roda de conversa poderia ser subsidiada mais por perguntas do que pelo texto postado. Conseguem converter o texto em perguntas? Bem, voltando a atividade 3 deveria conversar um pouco mais com Montesquieu. E isto começa de um detalhamento maior. Por exemplo, se a turma fosse dividida em cada um dos poderes, cada um poderia investigar não só as atribuições e principais representantes em cada um deles, mas que mecanismos, por exemplo, a CPI, que é um mecanismo legal de contrapeso do Legislativo. Aí sim, além de se conhecer cada Poder, a atividade poderia conversar melhor com Montesquieu, que supõe os mecanismo de pesos e contrapesos. Acho que a atividade poderia indicar ao professor de sala ao menos um mecanismo em cada poder.
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