Os três poderes | Montesquieu - Ideia de aula 2



PLANO DE APOIO PARA PROFESSORES DO 1º AO 3º ANO ENSINO MÉDIO DA DISCIPLINA DE SOCIOLIGIA

Disciplina: Sociologia e Filosofia                                   
 Turmas: 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio
Aulas: 04 (45 min cada) 
Objetivos: Compreender a ideia de participação política, como se dá a divisão dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no Brasil, e necessidade de haver três poderes num estado como uma ferramenta de importância da organização política na vida do indivíduo.
Habilidades de Competências:
Entender a política como instrumento de intervenção social;
Exercer o direito a cidadania de forma consciente e com responsabilidade;
 Entender a organização dos poderes público.   
Metodologia: No 1º momento o professor(a) deve iniciar  aula com uma conversa informal para quebrar o gelo e em sequencia introduza o tema, onde será explicado o surgimento do termo da política fazendo uma breve contextualização. Faça em sequencia uma breve apresentação do cenário político brasileiro e dos regimes políticos adotados ate a atualidade, usando como base matéria teórico e expositivo, e uma breve atividade; no 2º momento dividir a turma em grupos de 5 alunos, o professor irá trabalhar os Três Poderes de forma expositiva-dialogada com a participação dos proporcionando discussões e uma aula mais dinâmica; e no 3º momento o professor(a) irá fazer um breve passeio pelas aulas anteriores, após fazer um breve resumo da aulas anteriores oriente no desenvolvimento da ultima atividade que será de pesquisa e expositiva ao termino.
Recursos: Notebook; Data Show; Laboratório de Informática.
1º momento - Roda de conversa: Introdução ao tema.
De uma forma breve e sucinta, discurse como se dá a organização dos três poderes de  Montesquieu e qual o seus respectivos objetivos.  Com o objeto de preservar a liberdade individual o autor traz a separação dos poderes que dar-se como o principio constitucional de vários países, incluído o Brasil. Se espera uma organização social adequada pelas ações do Executivo, Legislativo e Judiciário como uma forma de descentralizar  poder, buscado preservar o equilíbrio fazendo um poder controle o outro, fazendo um contrapeso.
"Utilize a imagem abaixo para que alunos possam responder a questão de nº 01."
/Fonte: https://www.politize.com.br/separacao-dos-tres-poderes-executivo-legislativo-e-judiciario/
Atividade 01 - Explique de uma forma sucinta o papel que cada um dos poderes desempenham.


Atividade 02 - Represente na tabela abaixo a organização dos cargos que existem no executivo, legislativo e judiciário.



Municipal
Estadual
Federal
Poder Executivo



Poder Legislativo



Poder Judiciário




2º momento - A Organizaão dos Poderes 

O Poder executivo tendo seus principais cargos, Presidente da República, Governador de Estado e Prefeito de Municípios.Presidentes, governadores e prefeitos, junto com seus vices são eleitos de 4 em 4 anos em nosso país pelo voto direto, após eleitos cabem a eles decidirem e escolher seus representantes em ministérios e secretarias para ajudar na administração pública.
Na esfera do Poder Legislativo, constituído por senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores, cabem a eles criar leis e também fiscalizar o executivo quando necessário.   
Nessa base se o poder legislativo fiscaliza o executivo e cria as leis, e o poder executivo  administra o país, os estados e os municípios, o Poder Judiciário  é responsável por  interpretar as leis criadas e julgar de acordo com a nossa constituição federal assegurando direitos a todos do cidadãos, sendo composto por juízes, promotores, desembargadores, ministros dos tribunais.

O presidente representante maior do executivo nomeia também um procurador da republica para fiscalizar todos os poderes, para que essa indicação não seja de interesses pessoais o presidente tem que escolher um dos nomes indicados na lista tríplice elaborada pelo tribunal. 

Entenda como funciona a lista Tríplice: é a relação de três nomes elaborada por um tribunal (abordar neste momento a relação da lista tríplice nas Universidade e Institutos Federais na garantia da democracia, autonomia universitária e a vontade da comunidade acadêmica) e enviada ao chefe do  Poder Executivo para que seja feita a escolha de um dos nomes. Em tradição, nos últimos governos o executivo tem respeitado a escolha  da lista fazendo a indicação do primeiro colocado da lista na consulta feita garantindo a democracia.

"Professor leve o alunos a compreender a importância da política, e que se tem o equilíbrio entre os três poderes, eles funcionaram bem e a democracia será de fato exercida."


3º Momento - Atividade final

Atividade 03 - Professor nessa atividade deverá dividir a turma em grupos de 5 alunos, orientando-os a uma simulação eleitoral dentro dos grupos de discussão, dando liberdade de criação quanto as escolhas de legendas e planos de governo. Dentro do grupo, eleger em voto secreto o “Prefeito, Governador ou o Presidente”. Ao final da tarefa o “Prefeito, Governador ou o Presidente” de cada grupo defenderá suas propostas para toda a turma. Finalizando com a Eleição Geral e Secreta.

"O professor com a partição de um ou dois alunos serão a comissão eleitoral".

Material: Folha A4 para formalizarem as metas do governo; cédulas de votação para os grupos apontarem seus representantes e outra para o grupo em geral; e uma caixa de papelão para ser usada como urna.

Com essa dinâmica os alunos poderão desenvolver interesses pelos assuntos relacionados à política. O cidadão político (o Prefeito, o Governador ou o Presidente) é um membro do grupo, com isso desmistificar a distancia do governante para os governados. Instigar a participação política.

Referencias:

Publicado por: Felipe Martins



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Comentários

  1. To com dificuldade por conta da clareza dos momentos, pois é feito um resumo inicial e depois a explicação detalhada. Procurem ser mais objetivos. Acho que poderiam tentar criar com box explicativo do conteúdo, para que se perceba a diferença com relação ao que é solicitado. O que confundiu também foi o 2o momento ser nomeado como separação das leis. - não seria de funções entre os poderes? Melhorem, portanto, a clareza da questão.

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  2. Ok, percebi as alterações. Acho que o essencial da atividade solicitada para fins do blog, ainda que a sequencia didática esteja desenhada anteriormente, é a atividade 3. Antes de comentá-la, só queria dizer que a roda de conversa poderia ser subsidiada mais por perguntas do que pelo texto postado. Conseguem converter o texto em perguntas? Bem, voltando a atividade 3 deveria conversar um pouco mais com Montesquieu. E isto começa de um detalhamento maior. Por exemplo, se a turma fosse dividida em cada um dos poderes, cada um poderia investigar não só as atribuições e principais representantes em cada um deles, mas que mecanismos, por exemplo, a CPI, que é um mecanismo legal de contrapeso do Legislativo. Aí sim, além de se conhecer cada Poder, a atividade poderia conversar melhor com Montesquieu, que supõe os mecanismo de pesos e contrapesos. Acho que a atividade poderia indicar ao professor de sala ao menos um mecanismo em cada poder.

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