Plano de aula | Montesquieu - Ideia de aula 1
Disciplina: Sociologia | Filosofia
Turmas: 1º ao 3º ano do ensino médio
Período de aulas: Duas aulas – 90 minutos
Objetivo: A proposta dessa atividade é fazer com que os alunos, através de suas pesquisas e das apresentações, entendam como as formas de governos e a divisão de poderes expostas por Montesquieu, podem ser aplicadas de diversas maneiras no nosso contexto histórico e atual.
Habilidades e Competências: Nós do FEP faremos a seguir a proposta de atividade para trabalhar a divisão de poderes e para as formas de governo, fica a critério do professor o qual o mesmo aplicará. Além disso, é essencial compreensão dos alunos diante da realidade atual na qual estamos inseridos interligando principalmente com fatos históricos, deixando nítido também que a teoria política de Montesquieu é vista como um modelo para a realidade social política no quesito de populismo.No primeiro momento se faz necessário perguntar aos alunos quais são as diferentes formas de governo e como elas são executadas para assim questionar os estudantes sobre essas política, interligando fatos recorrentes com fatos históricos para exemplificar.
Planejamento:1. Será necessário separar os alunos em 6 grupos para que possa ser realizado o trabalho. Após essa divisão:
- Existirão dois grupos, sendo assim um dos grupos será responsável por pesquisar sobre despotismo e o outro pelo poder executivo. Um grupo será responsável por um exemplo atual e o outro por um histórico, no final os dois devem ser relacionados.
- Existirão dois grupos, sendo assim um dos grupos será responsável por pesquisar sobre a Republica e o outro pelo poder judiciário. Um grupo será responsável por um exemplo atual e o outro por um histórico, no final os dois devem ser relacionados.
- Existirão dois grupos, sendo assim um dos grupos será responsável por pesquisar sobre a Monarquia e o outro pelo poder Legislativo. Um grupo será responsável por um exemplo atual e o outro por um histórico, no final os dois devem ser relacionados.
Para que fique mais claro a posposta, segue a baixo exemplos de como os trabalhos devem ser realizados.Um governo déspota possui as seguintes características e definições
- O Despotismo constitui uma das formas mais autoritárias de se governar um Estado ou uma nação
- Se assemelha à ditadura ou à tirania
- “déspota” tem sido aplicado a um chefe de Estado ou de governo, que abusa de seu poder e autoridade para oprimir seu povo, assuntos ou subordinados.
- Leva a desagregação e rebeliões
- Medo que baseia-se no terror, paixão mais radical de todas
- O déspota não quer conflitos nem no governo e nem na sociedade, por isso concentra pessoas de seu interesse no poder.
Em 2018 foi eleito como presidente o Brasil Jair Messias Bolsonaro, sua campanha política gerou muita polêmica porém conquistou a classe média que foi fator decisório no segundo turno. Seu governo está sendo tudo o que foi prometido, um grande reforço da força militar, opressão e ameaças para os estudantes, aparelhamento em várias esferas do poder, desrespeito com questões ambientais e uma falta de seriedade em sua imagem pública como presidente.
Getúlio e Bolsonaro podem ser relacionados como governantes déspotas pois ambos utilizam de interventores em vários âmbitos políticos para não haver conflito e questionamentos sobre as decisões do governo, utilizam da falsa ameaça comunista e ambos usam do medo contra os opositores e despertam sentimento de paixão em seus aliados como se esses governantes fossem a salvação do país.
Aqui tem duas manchetes de jornais que mostram a semelhança dos dois em querer usar o comunismo como inimigo
Agora segue dois governos que já teve ou tem no Brasil:
Na fase Republicana, o Brasil conviveu com dois governos déspotas - sendo eles o de Marechal Floriano Peixoto e Getúlio Vargas, aqui falaremos sobre Getúlio Vargas e a sua influência na politica brasileira e o seu principal objetivo. Sendo o candidato que tirou o Brasil da política café com leite através da Revolução de 1930, ele se tornou presidente e permaneceu ali de 1930 a 1945, sendo os primeiros anos provisórios. Suas ações incluíram coloca no lugar dos antigos governadores estaduais, interventores que eram os tenentes que haviam participado da Revolução de 30, usar o comunismo como ameaça do país, concentrou ainda mais poderes na figura do Poder Executivo, pois declarou extinto os partidos políticos e passou a governar com grandes poderes.
referências:
https://jornalggn.com.br/artigos/bolsonaro-e-o-despota-de-montesquieu-por-aldo-fornazieri/https://www.portalsaofrancisco.com.br/historia-
http://memoria.oglobo.globo.com/jornalismo/opiniao/contra-totalitarismo-9533728
Publicado por: Átina e Brinatti
Publicado por: Átina e Brinatti
Favor verificar a frase"que a teoria política de Montesquieu é vista como um modelo para a realidade social política no quesito de populismo". Eu acho que precisa. Não está claro, considerando que a atividade é de pesquisa, o recorte da mesma. Os estudantes deverão pesquisar apenas sobre a conceituação de Montesquieu para os 6 temas? Como vcs indicam na sequência alguns exemplos, não fica claro se a pesquisa também precisa investigar, e se os exemplo dados por vcs seriam utilizados pelo professor para nortear esta pesquisa. Em suma, embora a ideia da atividade esteja aqui, ainda carece de melhor detalhamento, pensando na melhor clareza para o professor da escola. Acho que ainda dá pra melhorar.
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