Rousseau - Ideia de plano de aula
Jean-Jacques Rousseau
A Origem da Desigualdade entre os Homens
Plano de aula de Sociologia ou Filosofia
Público-alvo: Ensino médio
Tempo médio: 4 aulas e mais um prazo de algumas semanas para produção do podcast
Tempo médio: 4 aulas e mais um prazo de algumas semanas para produção do podcast
Objetivos:
1) Fazer com que os alunos entendam e discutam um conceito menos conhecido de Rousseau: o surgimento da desigualdade social entre os homens.
2) Fazê-los refletir sobre as discussões atuais de desigualdade....
Atividade:
Incentivar os alunos a produzirem um conteúdo em formato de "podcast", discutindo a questão da desigualdade.
Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, cujo conteúdo pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir informações. Qualquer usuário na internet pode criar um podcast.
Como exemplo de podcasts indica-se o Xadrez Verbal e o Scicast:
https://xadrezverbal.com/category/audio/podcast-do-xadrez-verbal/
https://www.deviante.com.br/podcasts/scicast/
Incentivar os alunos a produzirem um conteúdo em formato de "podcast", discutindo a questão da desigualdade.
Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, cujo conteúdo pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir informações. Qualquer usuário na internet pode criar um podcast.
Como exemplo de podcasts indica-se o Xadrez Verbal e o Scicast:
https://xadrezverbal.com/category/audio/podcast-do-xadrez-verbal/
https://www.deviante.com.br/podcasts/scicast/
Como ponto de partida, sugere-se à turma a leitura de textos introdutórios do pensamento do filósofo iluminista. Vários destes textos podem ser encontrados em livros didáticos já utilizados pelo professor. Sugere-se, também, o resumo bem completo encontrado no seguinte sítio: https://www.infoescola.com/filosofia/rousseau-e-a-desigualdade-entre-os-homens/
Após esta introdução, o professor pode apresentar à turma um trecho do vídeo disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=c569SYIJ-8U&fbclid=IwAR0GFlovYk8mShIIhsdYQD3Gyv1rn_uaaLx33xfDFSv5TOIqc1JQ6TflCQ8, do minuto 2:18 ao 5:00.
Após esta exibição, que pode ser seguida de uma pequena explanação do professor sobre a ideia de surgimento da desigualdade entre os homens de Rousseau, este deve dividir a turma em grupos para, com o uso de computadores ou como lição de casa, pesquisarem e discutirem as seguintes questões:
1) Quais são as formas de desigualdade identificadas por Rousseau? Dê exemplos de cada uma delas.
2) Você acha que ela ainda é recorrente atualmente?
[Aqui os alunos devem identificar que, para Rousseau, no estado natural, o homem já possuiria uma primeira forma de desigualdade, que se restringiria aos aspectos naturais − força, idade, sexo, etc. −, mas que não se configuraria na noção de desigualdade como forma de corrupção dos homens, uma vez que proporcionada pela própria natureza.
Já em sociedade e dominador de sua razão, surge a segunda forma de desigualdade, que consiste em uma desigualdade socialmente construída e diz respeito aos diferentes privilégios que uns usufruem em detrimento de outros. Esta seria a desigualdade social tal qual conhecemos hoje. O primeiro termo no progresso dessa segunda forma de desigualdade entre os homens seria, segundo o filósofo iluminista, o estabelecimento da propriedade. Daí em diante, incorrer-se-ia, cada vez mais, na crescente distinção entre possuidores e possuídos, ao ponto de se estabelecer o que Rousseau denominou uma sociedade de aparências, tal qual seria a sua realidade francesa monárquica do século XVIII.]
Apresentados os resultados pela turma e entendidas as duas formas de desigualdade entre os homens descritas pelo filósofo, é hora de discutir os exemplos trazidos pelos alunos e as atuais controvérsias sobre a desigualdade. Para isso, sugere-se o uso dos exemplos atuais de manifestações populares no Chile e no Equador.
O Chile vem sendo sacudido por extensos levantes populares, desencadeados por um pequeno aumento na tarifa do transporte público mas que serviu de estopim para a população mais pobre expressar seu descontentamento com décadas de políticas econômicas que deram ao país o maior PIB da América Latina contudo o tornaram um dos mais desiguais do mundo.
O Chile tem a terceira maior concentração de renda no topo da pirâmide (o 1% mais rico da população do Chile é dono de 24% do PIB), só fica atrás do Catar (29%) e do Brasil (28%).
Sebastian Piñera, o presidente bilionário do país, é o 5º homem mais rico do Chile e um dos mais ricos do mundo, segundo a Forbes.
No Equador, as manifestações e protestos foram causados pelo fim súbito dos subsídios aos combustíveis e contra outros ajustes econômicos (típico de políticas austeras neoliberais) adotados pelo presidente Lenin Moreno e sua administração. A violência das revoltas obrigou o presidente a voltar atrás em suas medidas.
A depender do perfil da turma e do nível do debate, pode-se inserir a entrevista dada pelo Ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2019/11/da-para-esperar-4-anos-de-um-liberal-democrata-apos-30-de-centro-esquerda-diz-guedes.shtml) onde o ministro chega a dizer que "Os ricos capitalizam seus recursos. Os pobres consomem tudo".
O ministro afirma ainda que é preciso "transformar o aparelho de Estado absolutista de Thomas Hobbes, moldado para investir na infraestrutura material, através de estatais e bancos públicos, no Estado de Jean-Jacques Rousseau, que possa atender às legítimas aspirações sociais de uma democracia emergente, através da descentralização dos recursos para investimentos em capital humano: saúde e educação".
Aqui insere-se a pergunta: Rousseau preconizava a "vontade geral", refletida no consenso unânime dos cidadãos, com baixa tolerância para conflitos de interesses. Rousseau aprovaria tais reformas econômicas propostas por um banqueiro e aprovadas por um Congresso Nacional influenciado pelo mercado?
Aqui a intenção é possibilitar que os alunos discutam a questão da desigualdade, usando argumentos tirados de Rousseau e dos demais filósofos estudados, sendo mediado pelo professor, que deve intervir para evitar a fuga do tópico, exageros ou argumentos falaciosos.
Por fim, os alunos devem produzir, em até 15 minutos, um áudio no estilo podcast sobre a desigualdade entre os homens e o princípio de igualdade previsto na Declaração Universal dos Direitos do Homem e na Constituição Federal brasileira (Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.)
O áudio pode ser produzido de forma simples e enviado ao professor por e-mail ou whatsapp. Pode ainda ser utilizado o laboratório de informática e trabalhado programas de edição de áudio facilmente encontrados na internet.
Aqui vale a criatividade e empenho dos alunos na produção do conteúdo, do programa e do nome do podcast!
Avaliação: todas as fases da atividade serão avaliadas, desde a participação, os argumentos apresentados e o podcast produzido ao final.
Referências:
https://www.infoescola.com/filosofia/rousseau-e-a-desigualdade-entre-os-homens/
Postado por: Ana Cristina
Eu demorei a entender a atividade, que se trata da produção de um texto, e que só foi mencionada ao final. Se fosse dialogar melhor com o professor, esta proposta deveria estar no "título" da postagem: um texto crítico sobre a desigualdade, por exemplo. Não é uma forma muito criativa, talvez vcs conseguissem alcançar uma forma mais envolvente na produção de cartazes com imagens das situações políticas e sociais recentemente deflagradas na América Latina associando a trechos da referida obra de Rousseau.
ResponderExcluirAssim, conseguem uma produção mais coletiva em que poderão igualmente avaliar o processo de participação e envolvimento.
Professor, mudamos a atividade para fazer os alunos produzirem um podcast. Até logo.
ExcluirMuito criativa a atividade do podcast, para fazer entender de forma bem atual.
ExcluirConcordo que a alteração leva a um estímulo mais eficaz junto aos estudantes, usando da linguagem oral, mas que é precedida por aula expositiva, e outros recursos como vídeo e pesquisa. Também se procura atualizar o pensamento de Rousseau para se pensar problemáticas atuais. Talvez seria interessante orientar os estudantes para uma variedade dentro dos podcasts, por exemplo, cada grupo ilustrando com a realidade de um local, para diferenciá-los. E também orientá-los a pensar para qual público se destinaria. Além disto, a proposta pode com certeza envolver outras disciplinas da escola.
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