Plano de aula | Locke

PLANO DE AULA - CONTEÚDO JOHN LOCKE





Disciplina: Sociologia | Filosofia

Turmas: 1º ao 3º do ensino médio
Período de aulas: Três aulas - 135min 

Objetivo: A ideia é que essa aula seja dividida em três momentos, inicialmente uma exposição do conteúdo, logo após uma atividade interativa de perguntas e respostas e por fim um caça palavras para fixar o conteúdo. Essa atividade tem como finalidade fazer com que os alunos compreendam mais sobre John Locke e suas teorias de uma forma  didática e lúdica para que aconteça uma melhor fixação.  


Passo a passo:

1. No primeiro momento é indicado que você professor faça uma exposição do tema. Os links a seguir podem ajudar a preparar esse primeiro momento
https://www.todamateria.com.br/john-locke/
 http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=79

2. O segundo momento é indicado que seja realizado em um espaço aberto, pois exigirá movimentação dos alunos. Pegue uma das carteiras da sala, coloque no centro do espaço que estiver e divida a sala em dois grupos. Em seguida, coloque um objeto em cima da mesa e peça para que os grupos se organizem em fila indiana. E então comece o quiz e anuncie qual será o prêmio do time vencedor (pode ser um pacote de balças por exemplo). Nós do FEP disponibilizamos abaixo questões que podem ser utilizadas. Como suporte, utilizamos um ótimo site que possui diversos "flashcards" e questionários, mas infelizmente só existe a plataforma em inglês, mas segue o link da mesma maneira caso o professor queira conhecer
https://quizizz.com/join 

3. Para o terceiro e último momento sugerimos um caça palavras, pois acreditamos ser uma boa forma dos alunos fixarem o conteúdo já explorado até aqui. Como ferramenta utilizamos um site que realiza caça palavras, ele é muito bom para ser usado em diversas atividades, deixaremos aqui o link caso você professor tenha interesse em conhecer.
https://www.geniol.com.br/palavras/caca-palavras/criador/ 



QUIZ SOBRE JOHN LOCKE

1. Quais são os três direitos naturais segundo Locke?

a) Casa, família e emprego
b) Vida, Liberdade e propriedade
c) Liberdade, igualdade e fraternidade

2. De acordo com John Locke, se o governo não proteger o direito natural, o que o povo deve fazer? 

a)Nada, pois as pessoas não tem direitos
b)Derrubar o governo
c)Pedir impeachment

3.Quando John Locke morreu?

a)1780
b)1820
c)1704

4.Em que país John Locke nasceu?

a) Estados Unidos
b) Canada
c) Reino Unido 

 5.John Locke foi um importante filosofo de qual corrente?

a)Empirismo
b)Positivismo
c)Socialismo

6.John Locke foi um representante do(a):

a)Monarquia
b)Individualismo Liberal
c)Democracia representativa

*Os pontos destacados são as respostas corretas



Caça palavras sobre Locke


As palavras deste caça palavras estão escondidas na horizontal, vertical e diagonal, com palavras ao contrário.
* DIREITOS NATURAIS           *FILOSOFIA POLÍTICA     *VIDA                 *ESTADO DE NATUREZA
*ENSAIOS                             *LIBERDADE                  *PROPRIEDADE
      
PCATATOOOAIEOSLUDNOEAA
IPNBAANIMHAYETEOEMEIGT
PATREEHDOROHLEDASIIHET
EHTRLSHTTIUJOAOYAFETYE
FILOSOFIAPOLÍTICAOHAAN
USGRSIARUTANSOTIERIDTW
TTFEDADEIRPORPREPRTHTS
THCGTSINSNHDEVEGRMSAED
IADNFNLTAALEEEDCDOTWTC
EUNANEWNEADSAEATGERELE
FEIEEULTCIGISEDEETEDIN
THOETRINDOIVVARCKCEETL
TEROSTAZERUTANEDODATSE
AEHEEEEERWEAIEBNSDIGUD
NGMWNGHHODISAHIROUFHHE
LIETNUHARTFHSRLARTAEIK


Link das respostas do caça palavras  e  documento para impressão 
https://drive.google.com/file/d/1abn72gq452v3UxtEzJoJTl5y_L0XNP-g/view?usp=sharing



Referências:


 Postado por: Átina e Brinatti






Comentários

  1. Acho que uma atividade de Quiz é bastante interessante, mas nem sempre viável de ser realizada fora da sala de aula, infelizmente. Depende muito do contexto da escola.
    Também acho que um caça-palavras não é uma atividade interessante para turmas de ensino médio, talvez outras formas de fixar o conteúdo, como um mapa conceitual, por exemplo, se adeque melhor à faixa atária.

    ResponderExcluir
  2. Tanto o quiz como o caça-palavras podem fazer parte de uma "gincana" de maior abrangência e com mais atividades, que poderiam, por exemplo, abarcar todos os contratualistas, inclusive com questões que "misturassem os conteúdos", e assim, no conjunto, testasse conhecimentos mais sucintos sobre cada autor. Portanto, para um aprofundamento, não seria a atividade ideal. Mas é perfeitamente aplicável num contexto mais lúdico.

    ResponderExcluir
  3. boas atividades, porem, acho que uma sujestao legal seria aplicar de forma dinamica e participativa dos alunos, por exemplo o caca palavras ser em um projetor no quadro e o aluno que encontrar corre ate o quadro e sublinha, e o quiz poderia ser em grupos, tipo como ja comento, em um formato meio gincana. muito boa postagem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário